Apresentação

          Premiado no III Idéias Criativas Alusivo Ao Dia Nacional da Consciência Negra, da Fundação Cultural Palmares, o projeto Nós – Quilombolas da Amazônia amplia suas ações para além da região do Acará, no Nordeste Paraense, estendendo a oferta de oficinas para jovens quilombolas nas regiões Bragantina e Marajoara. Em cada região, vamos promover oficinas de Audiovisual, Cultura Digital e de Música e Literatura, além de eventos de culminância para a exibição de vídeos e apresentações culturais resultantes do aprendizado.
          Na região do Acará, durante a Semana da Consciência Negra, o projeto também investe no protagonismo das comunidades tradicionais na região amazônica e promove a oficina “Elaboração de Projetos Culturais” para capacitar grupos quilombolas a produzir e gerir seus próprios projetos.
          Nós – Quilombolas da Amazônia é realizado em parceria com a Malungu (Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará). Foi a única iniciativa paraense a ser premiada no concurso nacional e destaca-se por valorizar a identidade afrobrasileira na Amazônia e por investir no protagonismo da juventude quilombola no mundo contemporâneo através das novas tecnologias de comunicação e informação.
          Todas as produções resultantes das oficinas serão compartilhadas na internet, através das redes sociais e pelo nosso blog. Os vídeos também serão apresentados no circuito de festivais de audiovisual no país, ampliando as fronteiras de expressão da diversidade cultural brasileira com um panorama único sobre nossa região, fruto de novos olhares sobre a sua história e cultura - expressões da diáspora africana na Amazônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário